5 distinções internacionais das praias portuguesas mais seguras
Back to posts

5 distinções internacionais das praias portuguesas mais seguras

Back to posts

5 distinções internacionais das praias portuguesas mais seguras

5 distinções internacionais das praias portuguesas mais seguras

Que o sector do turismo sofreu um terramoto global com a pandemia, todos sabemos. O abanão foi de tal modo que surgiram novos critérios de avaliação de qualidade e confiança no mercado, bem como uma redefinição do conceito de turismo que obrigou operadores e entidades do sector a rever prioridades, inventar e aplicar novos termos e diversificar a sua oferta, adaptando-a aos tempos em que vivemos.

As agências e websites internacionais do sector também tiveram de adaptar rapidamente os critérios e as distinções que agora fazem toda a diferença para quem se encontra a decidir qual o próximo destino de férias. Ainda está fresca a premiação de Portugal, no ano passado, enquanto melhor enquanto melhor destino turístico do mundo pelos World Travel Awards mas já há outra mais importante no contexto atual: a atribuição do prémio de primeiro país europeu a receber o selo de “Safe Travels” do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Portugal está assim no radar internacional do turismo pelos melhores motivos, poucos dias depois de ter adicionado à prateleira dos troféus o de destino com as praias mais seguras da Europa, pela EBD – European Best Destinations. De uma lista de 10 praias, a maioria (3) são portuguesas. Mas há outros rankings realizados neste contexto de corrida às nomeações das praias mais seguras, para garantir o turismo possível e reconstruir o sector depois do terramoto que ainda regista algumas réplicas. Assim, também nós fizemos a nossa lista para dar aos portugueses a oportunidade de usufruir do melhor do mundo, perto de casa:

1. Porto Santo, Madeira

Nomeada como uma das praias mais seguras da Europa e inserida na região menos afetada pela pandemia em Portugal, a praia de Porto Santo, na Madeira continua a ser um atrativo mundial pela qualidade da sua praia, com água quente e um areal com propriedades terapêuticas inserido num cenário paradisíaco.


2. Meia Praia, Algarve

Foi também incluída no top 10 das praias mais seguras da Europa por estar inserida numa das regiões com menos casos de Covid-19 (Algarve) e por ter o maior areal de Lagos, que permite manter a desejada distância de segurança.

3. Comporta, Alentejo

A praia da Comporta é a última das praias destacadas no ranking das mais seguras da Europa, que volta a referir a segurança da área em que se insere pelo registo de poucos casos do novo coronavírus, mas é também destacada pela proximidade com Lisboa. A extensão da praia e qualidade da água contribuem para o seu posicionamento de referência, aliados ao facto de esta ter ficado conhecida lá fora pela promoção dos passeios a cavalo de Madonna na mesma.

4. Figueira da Foz

É considerada a maior praia urbana da europa e vai ser também uma das praias com maior capacidade do país neste verão, garantindo o distanciamento social entre os banhistas. Conhecida por proporcionar aos amantes de surf a maior onda direita da europa (chega a ter mais de 1,5km), tem um areal com mais de 2kms, entre Buarcos e o norte do Rio Mondego.

5. Praia do Guincho, Cascais

Em 2018 esteve na lista do Business Insider com uma das (100) praias mundiais que se tem de frequentar pelo menos uma vez na vida. Está inserida no top5 das maiores unidades balneares do país e permite maior ocupação, que varia os 5.300 e os 6.700 consoante as marés. Estes números representam praticamente metade do que permite a praia de Carcavelos, um dos maiores areais do país, mas oferece maior qualidade paisagística e oportunidade de desconfinar no mar: o vento frequente que se faz sentir aqui e as ondas proporcionam aos praticamente de surf, bodyboard e kitesurf um autêntico paraíso. Por cá foi também já premiado como uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria de praias.

The latest on Instagram